terça-feira, 19 de maio de 2015

Mulheres acima de 40 (anos)


     Muitas pessoas me pediram para falar um pouco a respeito das mulheres que estão na fase adulta, a partir dos 40 anos de idade, que não possuem mais o corpo tão esbelto quanto na fase da adolescência e que querem apresentar uma imagem pessoal que adeque essa realidade, sem deixar de se sentirem bonitas. 
     A primeira questão a ser compreendida é que o corpo da mulher adulta, acima dos 40 anos, não é mais o mesmo de 20 anos atrás. 
    Isso acontece porque a quantidade de energia gasta não é a mesma. Segundo Ronei Silva Pinto (2007), essa energia é representada por três componentes:

1- a taxa metabólica de repouso (TMR);
2- a termogénese, resultante especialmente do efeito térmico dos alimentos ingeridos (síntese digestiva);
3- o dispêncio de energia ocasionado durante as atividades físicas espontâneas ou voluntárias.
     A taxa metabólica de repouso, segundo o site uol, 

"é a quantidade de energia de que seu corpo precisa para funcionar em repouso. Ela é responsável por cerca de 60 a 70% das calorias consumidas a cada dia e inclui a energia necessária para manter o coração batendo, os pulmões respirando, as pálpebras piscando e a temperatura do corpo estabilizada". 

     Essa taxa pode ser estimada pela equação de Harris-Benedict:
Homem adulto: 66 + (13,7 x peso em quilos) + (5,0 x altura em centímetros) - (6,8 x idade em anos)
Mulher adulta: 655 + (9,6 x peso em quilos) + (1,8 x altura em centímetros) - (4,7 x idade em anos) 

    Perceba que a idade é uma variável inversamente proporcional à taxa metabólica, o que desfavorece a sua atuação.  
      Com o passar dos anos as mulheres (e os homens também) gastam menos energia para manterem o seu corpo em funcionamento. Segundo a nutricionista Patrícia Leite, com o avanço da idade as mulheres perdem massa muscular (massa magra), o que gera uma diminuição do ritmo metabólico, fazendo com que elas tenham que praticar mais atividades físicas para obterem o mesmo resultado de quando eram mais jovens.
     Conforme as pessoas vão ficando mais velhas, menos exercícios físicos elas tendem a praticar. E se elas não controlarem o consumo energético por meio de uma alimentação saudável e balanceada, restrita em gorduras, elas acabarão acumulando gordura corporal.
    Há também a questão hormonal. No período da menopausa, caracterizado pelo fim do ciclo menstrual feminino, que, segundo Patricia Leite, ocorre a partir dos 40, os níveis do estrogênio tendem a diminuir. Segundo estudos,

 "o baixo nível deste hormônio pode impulsionar o aumento de apetite, fazer com que o corpo fique menos ativo fisicamente e deixar o ritmo do metabolismo mais lento, o que prejudica a queima de gorduras."   

     Uma vez identificados e entendidos os fatores que levam à mudança metabólica no corpo de mulheres a partir dos 40 anos de idade, e, consequentemente da sua aparência corpórea, o próximo passo é saber aliar essa situação com o modelo de roupa adequado. O look a ser escolhido deve destacar seus pontos fortes e minimizar as áreas de maior volume, promovendo o equilíbrio e harmonia em seu corpo e na sua imagem pessoal. Complemente com o uso de cores que favoreçam sua beleza natural e uma maquiagem que a deixe ainda mais bonita.
   Para descobrir e entender seu corpo e combinar todos os elementos corretos para a composição da sua imagem pessoal, consulte a profissional da área.


Regina Casé, aos 61 anos, vestindo um look que não a favorece em temos de modelo e cores.
                                                



Regina Casé com look, maquiagem e cores que valorizam sua beleza.


Preta Gil, aos 40 anos, vestindo uma peça que não favorece seu tipo físico.


 A imagem pessoal de Preta Gil está harmônica e valoriza sua beleza natural.


por Bárbara Aires
Consultora de Imagem


                                                    
Referências bibliográficas:

PINTO, R.S., Adaptações metabólicas, cardio-respiratória neuromusculares e na composição corporal de mulheres pré-menopáusicas e com excesso de peso em resposta ao treino físico, FMH, 2007. 
  Link a tese:<<http://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/5928/2/Ronei_TDTexto.pdf>>. Acessado em 19/05/2015.

Sites:
De quantas calorias uma pessoa precisa diariamente?, 
<<http://saude.hsw.uol.com.br/questao457.htm>>. Acessado em 19/05/2015.

 LEITE, P. Menopausa engorda? Como emagrecer na menopausa?
<<http://www.mundoboaforma.com.br/menopausa-engorda-como-emagrecer-na-menopausa/>>. Acessado em 19/05/2015.

Referências das imagens:
<<http://www.google.com.br>>. Acessado em 19/05/2015.


Nenhum comentário:

Postar um comentário