quinta-feira, 28 de maio de 2015

O melhor do Festival de Cannes

      O Festival de Cannes é um festival de cinema criado em 1946, sob a concepção de Jean Zay, que acontece todos os anos no mês de maio, na cidade francesa de Cannes.
     Este evento, que é um dos mais prestigiados e importantes do meio cinematográfico internacional, é famoso também pela qualidade e requinte com que seus convidados se trajam para a ocasião, gerando grandes discussões e frisson a respeito dos looks, principalmente das mulheres. Elegância, sensualidade, bom gosto, requinte e poder são adjetivos que, concretizados por meio de tecidos, cores, caimentos, formas e recortes, atravessam o tapete vermelho do festival e ganham o glamour  pelo mundo afora.
      Dentre os dias 13 a 24 de Maio de 2015, muitas celebridades e pessoas influentes no meio do cinema passaram pelo festival.  Abaixo, faço a seleção dos looks femininos que mais chamaram a minha atenção, agrupados em tópicos. Eles apareceram com muita força em Cannes e prometem ser grandes tendências e fontes de inspiração para todas nós em ocasiões e eventos especiais, como festas, bailes, formaturas e casamentos.


- Transparência:

     A transparência proporciona muita sensualidade à mulher. Ao deixar a mostra partes do seu corpo, mexe com o imaginário das pessoas. Elas podem tanto dar uma conotação mais angelical, quando cominadas com cores mais pasteis e rendas quanto mais sexy (como nos quatro primeiros looks abaixo) , combinadas com cores mais fortes como preto e vermelho e modelagens mais justas (como nos três últimos) .

Li Bingbing com um vestido de Elie Saab da coleção Outono-Inverno 2014 de transparência e fenda.
                                            


 
Andie MacDowell usou um vestido de renda floral da marca Ralph & Russo
.



 A atriz  Mélanie Laurent usou um modelo bordado de pedrarias, de Zuhair Murad. A peça é da coleção Primavera/Verão 2015
                                                 


A atriz chinesa Li Bingbing usou um vestido da coleção Primavera/Verão 2015 de Zuhair Murad. 
                                                
Michelle Rodriguez abusou da sensualidade com o modelo preto assinado por Zuhair Murad.
                                              


  A top model brasileira Izabel Goulart apostou na transparência de um vestido da coleção Pré-Outono/Inverno 2015 de Zuhair Murad.
                                                     



A modelo Jourdan Dunn vestiu um modelo da marca Ralph & Russo.
                                                

- Decote profundo

  O decote profundo valoriza o colo da mulher e equilibra sua silhueta ao provocar uma atenção para o olhar que converge para o centro do seu corpo. O seu efeito é muito sexy e provocante!


A modelo Chanel Iman apostou em um vestido Zuhair Murad superdecotado com folhas bordadas mais intensamente na parte de cima e salpicadas na parte de baixo. Glamourasa!
A modelo russa Natasha Poly escolheu um modelo dourado com um decote profundo assinado Michael Kors.

A top model brasileira Izabel Goulart destacou sua silhueta com esse modelo da marca Gyunel.


A modelo Petra Nemcova abusou no decote e na fenda. O look é da coleção Primavera/Verão 2015 da marca Zuhair Murad.


A modelo brasileira Camila Alves brilhou com o vestido de tule de decote profundo e transparência assinado por Gabriela Cadena. 
                                    

-  Recortes

   Os recortes geométricos proporcionam modernidade e sensualidade à mulher. Chama a atenção do espectador ao expor atitude, segurança e poder. São os looks que eu mais gosto!!!

A modelo e atriz Zoë Kravitz usou um vestido fluido branco com recortes laterais na altura das costelas da marca Valentino.
Toni Garrn usou um modelo com recorte na lateral na altura da cintura e costas decotadas.
                                                     
A atriz francesa Virginie Ledoyen  usou um vestido vermelho com recorte frontal da coleção Outono/Inverno 2015 de Georges Hobeika.


A modelo brasileira Adriana Lima abusou da sensualidade em seu longo com recortes e fenda,  da marca Alexandre Vauthier.


A portuguesa Sara Sampaio usou um vestido com recortes geométricos da marca Vionnet que promoveram atitude e sensualidade ao seu look.


- O recorte geométrico do vestido da modelo Anja Rubik do Atelier Versace gerou um movimento dos olhos muito interessante e dinâmico.



A modelo brasileira Isabeli Fontana usou um vestido repleto de recortes, super moderno e sensual assinado por Redemption Choppers

- Cores 

    As cores certas, como já desenvolvi em uma outra postagem,  valorizam a beleza natural da mulher, deixando harmoniosa e iluminada. A seguir, pontuo as mulheres que acertaram na cor de seus vestidos.

O vestido  fuído drapeado verde-jade da marca Gucci destacou a beleza natural e o tom da pele da atriz Lupita Nyong'o.

A atriz Charlize Theron ficou iluminada com o vestido amarelo da Dior Couture. Apenas usaria um tom mais claro.

A atriz Julianne Moore ficou belíssima vestida com o modelo vinho de veludo da marca Givenchy.

A atriz Diane Kruger ficou muito harmoniosa com o modelo frente única todo bordado da Prada.

A modelo portuguesa Sara Sampaio ficou em destaque ao usar o vestido azul klein assinado por Stella McCartney.

A modelo Doutzen Kroes ficou muito elegante com o vestido da marca Margiela.


   Não esqueça que o modelo, o corte, o tecido e a cor do vestido a ser escolhido devem combinar com o seu tipo físico e coloração pessoal. O que fica maravilhoso em uma pessoa pode não favorecer a beleza de outra! Para tanto, consulte a consultora de imagem. Ela irá te orientar quanto a melhor escolha a tomar! E boa festa!!!


por Bárbara Aires
Consultora de Imagem
 
Referências bibliográficas
<<http://pt.wikipedia.org/wiki/Festival_de_Cannes>>. Acessado em 28/05/2015.
Referências das imagens:
<<http://www.uol.com.br>>. Acessado em 28/05/2015.

terça-feira, 19 de maio de 2015

Mulheres acima de 40 (anos)


     Muitas pessoas me pediram para falar um pouco a respeito das mulheres que estão na fase adulta, a partir dos 40 anos de idade, que não possuem mais o corpo tão esbelto quanto na fase da adolescência e que querem apresentar uma imagem pessoal que adeque essa realidade, sem deixar de se sentirem bonitas. 
     A primeira questão a ser compreendida é que o corpo da mulher adulta, acima dos 40 anos, não é mais o mesmo de 20 anos atrás. 
    Isso acontece porque a quantidade de energia gasta não é a mesma. Segundo Ronei Silva Pinto (2007), essa energia é representada por três componentes:

1- a taxa metabólica de repouso (TMR);
2- a termogénese, resultante especialmente do efeito térmico dos alimentos ingeridos (síntese digestiva);
3- o dispêncio de energia ocasionado durante as atividades físicas espontâneas ou voluntárias.
     A taxa metabólica de repouso, segundo o site uol, 

"é a quantidade de energia de que seu corpo precisa para funcionar em repouso. Ela é responsável por cerca de 60 a 70% das calorias consumidas a cada dia e inclui a energia necessária para manter o coração batendo, os pulmões respirando, as pálpebras piscando e a temperatura do corpo estabilizada". 

     Essa taxa pode ser estimada pela equação de Harris-Benedict:
Homem adulto: 66 + (13,7 x peso em quilos) + (5,0 x altura em centímetros) - (6,8 x idade em anos)
Mulher adulta: 655 + (9,6 x peso em quilos) + (1,8 x altura em centímetros) - (4,7 x idade em anos) 

    Perceba que a idade é uma variável inversamente proporcional à taxa metabólica, o que desfavorece a sua atuação.  
      Com o passar dos anos as mulheres (e os homens também) gastam menos energia para manterem o seu corpo em funcionamento. Segundo a nutricionista Patrícia Leite, com o avanço da idade as mulheres perdem massa muscular (massa magra), o que gera uma diminuição do ritmo metabólico, fazendo com que elas tenham que praticar mais atividades físicas para obterem o mesmo resultado de quando eram mais jovens.
     Conforme as pessoas vão ficando mais velhas, menos exercícios físicos elas tendem a praticar. E se elas não controlarem o consumo energético por meio de uma alimentação saudável e balanceada, restrita em gorduras, elas acabarão acumulando gordura corporal.
    Há também a questão hormonal. No período da menopausa, caracterizado pelo fim do ciclo menstrual feminino, que, segundo Patricia Leite, ocorre a partir dos 40, os níveis do estrogênio tendem a diminuir. Segundo estudos,

 "o baixo nível deste hormônio pode impulsionar o aumento de apetite, fazer com que o corpo fique menos ativo fisicamente e deixar o ritmo do metabolismo mais lento, o que prejudica a queima de gorduras."   

     Uma vez identificados e entendidos os fatores que levam à mudança metabólica no corpo de mulheres a partir dos 40 anos de idade, e, consequentemente da sua aparência corpórea, o próximo passo é saber aliar essa situação com o modelo de roupa adequado. O look a ser escolhido deve destacar seus pontos fortes e minimizar as áreas de maior volume, promovendo o equilíbrio e harmonia em seu corpo e na sua imagem pessoal. Complemente com o uso de cores que favoreçam sua beleza natural e uma maquiagem que a deixe ainda mais bonita.
   Para descobrir e entender seu corpo e combinar todos os elementos corretos para a composição da sua imagem pessoal, consulte a profissional da área.


Regina Casé, aos 61 anos, vestindo um look que não a favorece em temos de modelo e cores.
                                                



Regina Casé com look, maquiagem e cores que valorizam sua beleza.


Preta Gil, aos 40 anos, vestindo uma peça que não favorece seu tipo físico.


 A imagem pessoal de Preta Gil está harmônica e valoriza sua beleza natural.


por Bárbara Aires
Consultora de Imagem


                                                    
Referências bibliográficas:

PINTO, R.S., Adaptações metabólicas, cardio-respiratória neuromusculares e na composição corporal de mulheres pré-menopáusicas e com excesso de peso em resposta ao treino físico, FMH, 2007. 
  Link a tese:<<http://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/5928/2/Ronei_TDTexto.pdf>>. Acessado em 19/05/2015.

Sites:
De quantas calorias uma pessoa precisa diariamente?, 
<<http://saude.hsw.uol.com.br/questao457.htm>>. Acessado em 19/05/2015.

 LEITE, P. Menopausa engorda? Como emagrecer na menopausa?
<<http://www.mundoboaforma.com.br/menopausa-engorda-como-emagrecer-na-menopausa/>>. Acessado em 19/05/2015.

Referências das imagens:
<<http://www.google.com.br>>. Acessado em 19/05/2015.


segunda-feira, 11 de maio de 2015

Tal mãe, tal filha

     Em comemoração ao dia das mães, que foi ontem (10/05/2015) trago a tona uma realidade moderna que tomou conta do gosto de muitas mães e que se perpetua cada vez mais pela sociedade.
     A cada dia nos deparamos com mães e filhas (bem como pais e filhos) vestidas com o mesmo look, o qual só muda o tamanho. Dentre as famosas como Katie Holmes, Ticiane Pinheiro, Adriana Bombom, Suzana Gullo, Caroline Celico e Bianca Castanho essa é uma prática comum.


Bianca Castanho e a filha Cecília
                                         

      
                                                        
 Ticiane Pinheiro e a filha Rafaella
                                                                        
  Caroline Celico e a filha  Isabella
                                  

Mulher de Marcos Mion, Suzana Gullo, e a filha, Donatella
Suzana Gullo e a filha Donatella
                               
     O fato de colocar a mesma roupa que a filha cria uma mensagem estética e simbólica/psicológica para as mães. Elas querem demonstrar visualmente para a sociedade uma sintonia com suas filhas,  um sentimento de pertencimento e de identificação. Querem que todos saibam que elas são mãe e filhas, como um ato de auto afirmação. Neste caso, a moda é um meio de expressão que elas utilizam para se comunicarem e se afirmarem como mães.
     A questão a ser analisada e discutida é o bom senso. Muitas delas não o levam em consideração e transformam suas filhas em "mini adultos", pulando a etapa evolutiva de suas descendentes. Segundo Suzana Carvalho e José Melo, 2006, a percepção de que a linha divisória entre a infância e a idade adulta está se apagando rapidamente. Para onde quer que olhamos, é perceptível que o comportamento, a linguagem, as atitudes, os desejos e a aparência física de adultos e crianças se tornam cada vez mais indistinguíveis, como podemos perceber nas ruas e nas campanhas publicitárias.

Campanha da Thelure, Inverno 2011.
                                  

Roupas evangélicas femininas
Campanha da e-roupas debebe. com
Suri, filha de Katie Holmes e Tom Cruise andando com sandália de salto.

                                         

      A criança tem que usar tecidos confortáveis, maleáveis, que permitem os movimentos do corpo para que elas possam brincar, se divertir. Não devem usar peças que tenham uma conotação apelativa e sensual, que não condizem com a sua idade e pureza. Uma boa opção é utilizar a mesma estampa com modelos das roupas e modelagens adaptados, utilizar a mesma cor ou elementos em comum, sempre respeitando a faixa etária da criança e suas necessidades físicas e psicológicas. 


Mães e filhas com mesma estampa, mas modelos adaptados para as crianças - Ticiane Pinheiro e a filha Rafaella, Tania Khalill e a filha Isabela e Camila Pitanga e a filha Antônia.




Adriana Bombom com as filhas
Adriana Bombom com as filhas Olivia e Thalita usando a mesma estampa de roupa.

                                 

Katie Holmes e a filha Suri usando peças de roupa com a mesma cor.
                       

     Sendo assim, vale a pena utilizar-se da criatividade e do bom senso para promover uma sintonia estética entre mães e filhas! Afinal de contas: "as crianças são as mensagens vivas que enviamos a um tempo que não veremos." (CARVALHO e MELO, 2006).
     E para quem quiser umas dicas, consulte a consultora de imagem ;) !


por Bárbara Aires
Consultora de Imagem

Referência bibliográfica:
CARVALHO, S.; MELLO,J. O desaparecimento da infância, Graphia, 2006.
 
Referências de Imagens:
<<http://www.google.com.br>>