quarta-feira, 29 de abril de 2015

Homens em alta

     É crescente o interesse dos homens pela moda e pela aparência. O que antigamente era considerado uma área feminina, atualmente passou a ter um uma intensa participação masculina.
     Assim como as mulheres lutaram pela igualdade de direitos e participação social, política e profissional na década de 60 ao queimarem seus sutiãs em praça pública e conquistaram espaço no ambiente supostamente masculino, os homens modernos conquistaram o seu espaço no mundo feminino, da estética, beleza, corpolatria nas academias e na moda.
    O homem atual cuida da sua imagem, da sua pele, seu cabelo e quer transmitir a sua personalidade através da vestimenta. Ele segue blogs e tendências, e deve compor tudo isso associado ao seu próprio estilo.
Como exemplo trago a imagem do desfile da coleção verão 2012 de Tommy Hilfiger.
 

             Desfile Tommy Hilfiger - Verão 2012    







      Um costume de cor clássica, azul marinho, bem ajustado, no tamanho certo nos punhos e no comprimento, com elementos e acessórios que interagem entre si e contam uma história ao observador, somados à detalhes que chamam a atenção e ao mesmo tempo fazem parte da composição do enredo, como o lenço no bolso, o sweater listrado e a meia vermelha; numa experiência náutica cheia de personalidade, atitude e bom gosto.
     Todos os homens podem utilizar-se de elementos e acessórios que fazem a diferença na composição do seu look, gerando um elemento surpresa, que chama a atenção para o seu vestir e leva ao questionamento de quem está por trás dele.   
     Muitas vezes basta apenas o direcionamento de um profissional de imagem para que a sua personalidade e estilo sejam identificados e refletidos na sua vestimenta, transmitindo assim toda a atitude, sagacidade, criatividade e personalidade que existe dentro de você!

por Bárbara Aires
Consultora de Imagem

Referência de Imagem:
<<http://google.com.br>>























quinta-feira, 16 de abril de 2015

Gisele se despede das passarelas, mas seu legado continua!



     Ontem, dia 15 de abril de 2015, a uber model Gisele Bundchen encerrou sua carreira de desfiles, que durou 20 anos (dos 14 aos 34) na passarela da semana de moda de São Paulo - SPFW - no desfile da Colcci. Seu marido Tom Brady e seus pais estavam na plateia para apoiá-la neste momento, além de algumas celebridades e fãs. No encerramento do desfile, Gisele estava rodeada de amigas que prestaram uma homenagem à ela, vestindo camisetas estampadas com o rosto da top. 



Gisele Bundchen no desfile da Colcci Verão 2016.
                                              

Despedida: ao lado das amigas, com homenagem (Foto: Divulgação/Colcci)
                                               Encerramento do desfile de Gisele Bundchen para a Colcci                                                       

      A modelo Gisele Caroline Bundchen fez história no mundo da moda. Revolucionou o padrão de beleza da época, incitando "a volta do modelo sexy". Segundo jornal O Estado de S. Paulo, 1999, o seu aparecimento representou "o estopim de um novo padrão de atitude, beleza e comportamento em um meio cansado do poder das supermodelos e da falta de sensualidade de meninas esquálidas".  Ela logo explodiu, fez parte dos maiores desfiles de moda do mundo e foi capa das revistas mais conceituadas do mercado. Recebeu diversos títulos, como "Modelo do Ano" pela revista Vogue em 2000 e "A Garota Mais Linda do Mundo" pela revista Rolling Stone, em 2000 também. Além disso, há oito anos lidera o rancking das modelos mais bem pagas do mundo, segundo a revista Forbes.
     Acredito que o que faz com que Gisele Bundchen continue há tantos anos reinando neste mercado selvagem é a sua personalidade. Apesar de tantos títulos, sucesso e ascensão profissional, ela não deixou de ser quem ela é, suas origens. Ela mantém o seu estilo pessoal de ser, com a simplicidade do seu vestir, sempre optando pelo conforto de um jeans, uma camiseta/blusinha e um tênis. E mais, utilizou sua imagem em causas que ela acreditava,  em prol da humanidade. Se envolveu em causas para a preservação do Meio Ambiente, das florestas, da questão indígena do Xingu, para a prevenção do Câncer de Mama, HIV, entre outras. Em 20 de setembro de 2009, foi designada como Embaixadora da Boa Vontade pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente pelo engajamento em causas ambientais e eleita, no mesmo ano, como "heroína nacional brasileira". Ainda apoiou a campanha Energia Sustentável para Todos, juntamente com o ex vice-presidente americano Al Gore, dentre outras causas.
                     
                                    Gisele vestindo a camisa da campanha Y Ikatu Xingu – Salve a Água Boa do Xingu.       
                                    
                                  Gisele Bundchen na campanha Energia  Sustentável para Todos.                                                                                       
 
     Gisele Bundchen faz a diferença neste mundo. Ela representa um ícone mundial como profissional e como ser humano! Por isso, ontem ela se despediu das passarelas, mas seu legado em prol da humanidade continua! E ainda veremos Gisele atuando em alguns segmentos do mercado de moda.

por Bárbara Aires
Consultora de Imagem

Referência bibliográfica:
PACCE, Lilian: Pelo mundo da moda: criadores, grifes e modelos. Senac, 2006.
<<http://pt.wikipedia.org/wiki/Gisele_B%C3%BCndchen>>. Acessado em 16/04/2015.

Referências das Imagens:
<<http://www.google.com.br>>

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Os efeitos das cores (certas!)

     As cores são fascinantes. Elas provocam em nós estímulos visuais e físicos através da reflexão da luz, ou ausência dela, no caso da cor preta, e da sua interpretação no nosso cérebro. A significação simbólica das cores, segundo Israel Pedrosa, está relacionada com o nível de desenvolvimento social e cultural das sociedades que o criam. Desde os primórdios das civilizações, os povos faziam associações representativas das cores com elementos da natureza. Com a evolução das civilizações e sociedades esses desdobramentos comparativos atingiram um grau de subjetividade maior.
     Atualmente, nas sociedade pós-modernas, as cores influenciam o olhar do observador perante nós, podendo indicar nosso estado emocional, e possibilita uma interpretação em relação à nossa maneira de ser, agir e até mesmo nosso posicionamento.
Sendo assim, todos têm que saber fazer uso dessa ferramenta poderosa, instigante e fascinante que são as cores, com a sua ampla gama de tons, possibilidades e combinações.
     É importante que haja um equilíbrio na combinação das mesmas e que seja priorizada a escolha das cores que se harmonizam com a sua cor pessoal. Essa cores são pré-definidas por meio do teste de coloração pessoal, realizado por um consultor de imagem, como eu, que através de uma análise das características físicas da pessoa: cor da pele, olhos e cabelo, fará a correspondência para uma determinada estação do ano, ou uma ramificação dela, que é a mistura de duas estações, devido a grande miscigenação existente no Brasil. A utilização correta das cores para cada indivíduo proporciona um efeito de iluminação. A pessoa fica mais viva, jovial, com uma pele mais lisa e descansada. É impressionante como os efeitos são visíveis! Tenho certeza que ninguém passará despercebido utilizando a sua cor pessoal!
     Como exemplo, destaco a atriz e cantora norte americana Zooey Deschanel. Na primeira imagem que segue abaixo, ela está usando um vestido em tom lilás no Grammy Awards 2009, o qual não pertence à sua cartela de cores e, como podemos perceber, não favorece a sua beleza natural. Esta cor fica muito apagada nela, deixando-a sem vida. Na imagem seguinte, Zooey usa um vestido no tom azul klein no Teen Choice Awards 2012,  cor certa para ela, que acentua sua beleza e a deixa iluminada.


Zooey Deschanel vestindo lilás.  



Zooey Deschanel vestindo azul klein.

    Para quem quiser saber quais cores favorecem a sua beleza, eu realizo o trabalho de definição de coloração pessoal, indicando a sua cartela de cores ideal. Com a gama de cores definidas, é só explorar as possibilidades de combinações. Não há nada mais gostoso e prazeroso do que brincar com as cores. Bom divertimento!!!!
     Paleta de cores   


                                         


por Bárbara Aires
Consultora de Imagem


Referência bibliográfica:
Pedrosa, I. Da cor à cor inexistente. SENAC, 2010.

Referência de Imagens:
<< http://www.google.com.br>>

terça-feira, 7 de abril de 2015

Estilo Pessoal

     O estilo pessoal, como o próprio nome já diz, é inerente a cada pessoa. Ele revela muito da personalidade do indivíduo, seus gostos, seus modos, seu posicionamento de vida, podendo nos informar até mesmo suas intenções e expectativas de vida.
      Cada pessoa tem um estilo predominante, e pode ter mais dois secundários, havendo a possibilidade de uma interação entre eles.
     Desde criança já começamos a desenvolver nosso estilo, e ao longo do tempo vamos ajustando e aprimorando-o. O estilo é questão de autoconhecimento e autoafirmação de si próprio. 
     Nesse âmbito, a moda e suas tendências representam um leque de possibilidades e oportunidades, os quais iremos selecionar e adquirir aquilo que nos identificamos, que vai ao encontro do nosso estilo pessoal, da nossa personalidade e maneira de pensar e agir, alinhando assim o nosso vestir com a mensagem e atitude que queremos transmitir ao mundo.
     Como já dizia Coco Channel: "A moda passa, o estilo permanece". 








Coco Channel



por Bárbara Aires
Consultora de Imagem 

Referência da Imagem:
<<http://www.google.com.br>>